Programa T.R.I.
(Terapia de Regulação Infantil)
Conheça o Programa T.R.I.
Psicóloga
Fabiana Barboza
CRP 05/39149
Consultório
Rua Treze de Maio, 286, Centro – Edifício Medical Center, Sala 607. Campos dos Goytacazes/RJ.
Atendimento
Presencial
O que é?
A demanda clínica para o atendimento de crianças e adolescentes é crescente; intervenções bem estruturadas abreviam o tempo do processo terapêutico e promovem resiliência nessa importante etapa da vida. A T.R.I. é a forma abreviada de “Terapia de Regulação Infantil” e ainda forma o acrônimo – Trabalhe as suas Emoções; Recicle os seus Pensamentos e Inove os seus Comportamentos.
É um dispositivo desenvolvido pelos psicólogos Renato Caminha e Marina Caminha, formado por duas modalidades de intervenção: a primeira utilizada para o tratamento de contextos clínicos como depressão e ansiedade e a segunda com aspecto preventivo para trabalhos em grupo em instituições escolares, postos de saúde ou grupos comunitários. A T.R.I. é composta em sua estrutura fundamental por cinco instrumentos denominados pelos autores como ferramentas de acesso a criança: Baralho das Emoções, Baralho dos Pensamentos, Baralho dos Comportamentos, Baralho da Regulação e Proficiência Emocional e Caderno de Terapia. Tais instrumentos sustentam os princípios básicos que as psicoterapias cognitivas trazem em seu modelo axiomático, desse modo, possibilitam uma psicoterapia e um modelo preventivo nas bases cognitivo comportamentais.
Foi desenvolvida no intuito de formalizar uma intervenção do início ao fim do processo psicoterapêutico com a criança, levando em conta que protocolos de infância, de um modo geral, são parciais e direcionados a um funcionamento psicopatológico específico. Nos dias de hoje as pesquisas científicas apontam cada vez mais para a importância do desenvolvimento emocional, ou seja, a capacidade da regulação das emoções, bem como das cognições e comportamentos na promoção de resiliência e consequentemente saúde mental.
Os principais objetivos da T.R.I.
– Desenvolver o trabalho psicoeducativo com as crianças e adolescentes acerca do reconhecimento, evocação, verificação de intensidade e frequência de ativação das emoções, bem como da adequação entre emoções e respostas comportamentais. Ajuda o desenvolvimento da empatia e consequente incremento de socialização;
– Reciclar ideias, promovendo consciência. Visa trabalhar com a criança e com o adolescente a relação existente entre os pensamentos, ou seja, a interpretação, os processos cognitivos derivados das emoções e a relativa consequência na manutenção de emoções e comportamentos negativos. O instrumento possui também um mapeamento cognitivo das principais cognições associadas as emoções consideradas básicas como: alegria, amor, tristeza, raiva, medo e nojo e a relação das mesmas com as principais patologias de humor e ansiedade na infância e adolescência;
– Trabalhar com a criança e o adolescente o espectro dos comportamentos derivados de comportamentos que ajudam e que não ajudam. O comportamento é aqui entendido e relacionado ao processamento emocional e cognitivo apontados nos instrumentos anteriores. Serão trabalhadas classes comportamentais no intuito de desenvolvermos comportamentos mais cooperativos e com maior índice de empatia e socialização;
– Trabalhar com a criança e o adolescente as emoções através da diversidade étnica e da tipologia física. Temos a emoção expressa através do corpo e a inclusão de ações de reparação emocional, bem como de regulação fisiológica das emoções por meio dos exercícios de respiração, relaxamento e acalmando a mente. Nos exercícios vivenciais vamos explorar a expressão emocional em toda a sua amplitude, dai deriva a ideia contida no título de proficiência emocional, ou seja, ensinamos às crianças o domínio amplo e pleno da expressão e compreensão das emoções.
Benefícios para as crianças e adolescentes
Aprenderá:
– A regular suas emoções, saberá quais são, como aparecem e de onde elas vem;
– A ativar suas emoções, reconhecer, sentir e nomear, quantificar, discriminar, aceitar, validar, manifestar no rosto, corpo e voz, expressando-as assertivamente;
– O que é empatia e qual a sua importância para relações saudáveis;
– Exercícios que ajudam a diminuir o efeito das ondas das emoções: relaxamento e respiração, acalmando a mente;
– A relação entre emoções desagradáveis e pensamentos negativos;
– A reciclar pensamentos negativos;
– A se expressar assertivamente;
– A trabalhar suas emoções e sentimentos gerando bem-estar;
– A controlar os seus comportamentos que são prejudiciais ao seu desenvolvimento psicossocial.
Consultório confortável
e de fácil acesso
Atendimento online ou presencial.